imagem de Luis Macedo/Câmara dos Deputados

partir de 2020 não haverá mais o principio da coligação partidária, ou seja, não haverá mais a união de dois ou mais partidos para lançar em conjunto um certo número de canditatos

mas por que os partidos se unem?

por conta da representação no congresso nacional, os partidos pequenos se unem em blocos de dois ou mais (coligações) e com isso conseguem benefícios, como o aumento do tempo de televisão na proaganda eleitoral transmitida na televião e rádio, o fundo partidário (dinheiro público fornacido pelo governo federal para o financiamento de campanhas) e o fundo especial de campanha

O que fazer com a suspensão das coligações para eleição de vereador?

fusão de partidos pequenos para a criação de um novo e único partido, para assim conseguir conseguir uma melhor representação no congresso.

lançar candidatura com canditados à prefeito

mas por que?

no pleito eleitoral temos: os votos brancos; votos nulos; abstenções, votos válidos; votos de legenda. no coeficiente eleitoral contabilizam-se apenas os votos válidos e os votos de legenda

quando a partido lança um candidato à prefeito os eleitores ficam possibilitados à votar com o voto de legenda.

O que é o voto de legenda?

votar no número do partido. quando um eleitor não sabe ou está em dúvida em qual vereador votar, ele pode simplesmente votar no número do partido de sua preferência. Sendo assim, com este voto contabilizado no partido, amplia-se a quantidade de vereadores que podem ser eleitos por ele.

(para partidos que não querem fazer a fusão)

quando se tem um canditado a prefeito acontece toda uma movimentação na cidade, carreatas, passeatas, comícios, gerando mais visibilidade àqueles candidatos a vereador do mesmo partido e também ao próprio partido, maior conhecimento da população ao partido.

Vale lembrar que para escolher um candidato a prefeito no seu partido é necessário avaliar bem as opções, estando atento ao conhecimento (...)

Com essa solução a possibilidade de eleger dois ou mais canditatos é muito maior que uma eleição do partido sozinho.


Cálculo do quociente eleitoral

Para determinar como as vagas são distribuídas, o primeiro passo é calcular o quociente eleitoral. Para isso, divide-se o número de votos válidos (em candidatos e em legendas) pelo total de vagas em disputa. O quociente eleitoral é a quantidade de votos necessária para eleger um vereador.

Cálculo do quociente partidário

O segundo passo é calcular o quociente partidário. Divide-se os votos em candidatos e na legenda daquele partido pelo quociente eleitoral. O resultado da conta é o total de vagas que aquele grupo conquistou.

A partir da eleição deste ano, porém, há a exigência de que os candidatos que ocuparão as vagas devem receber votos numa quantidade igual ou maior que 10% do quociente eleitoral.

A regra tenta evitar que os “puxadores de votos” ajudem a eleger candidatos sem qualquer representatividade eleitoral.


Para saber mais confira o vídeo abaixo: